Desumano: Secretaria de saúde de Florânia manda idoso de 73 anos que está em tratamento de hemodiálise, se deslocar em Ônibus Escolar; atitude gera revolta em familiares

A crise na secretaria de saúde do munícipio, parece não ter fim. Depois de vários casos onde a super secretaria de saúde que tem carro e motorista (da prefeitura) a sua disposição e que é irmã do prefeito, vem negando exames aos pacientes que necessitam de cuidados com a saúde e usuários do SUS (sistema único de saúde), em uma atitude de total desumanidade, envia mensagem para um idoso de um idos de 73 anos que está em tratamento de hemodiálise, residente na zona rural do município e que necessita de, pelo menos 03 vezes por semana se deslocar até o município de Caicó-RN para procedimentos e/ou sessões de hemodiálises.

Na mensagem, a secretaria informa aos familiares do idoso que na volta da hemodiálise ele será transportado por ônibus escolar, o que é totalmente inadequado para o transporte de pacientes nesse estado de saúde.

Veja mensagem que  secretaria passou para familiares do idoso:

"Boa tarde! A secretaria municipal de saúde pede pra informá-los que a partir de segunda feira Junior vai só pegar seu (...) no sítio e na volta ele vai no ônibus escolar com Erli." 

A atitude da secretaria, além gerar revolta na família do idoso, descumpre o que diz o estatuto do idoso: 

"Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos."

Em tempo: hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desvio da Câmara Municipal: Prefeito Galo e Winston Azevedo são condenados à devolverem recursos, desviados por eles, na reforma da Câmara

Prefeito que desviou dinheiro da câmara, embolsa mais 4 mil em diárias para Brasília